Entenda Como Funciona o Pronatec Voluntário

Para quem está pensando em começar um curso em breve, deve saber que há diversas oportunidades que podem ajudar muito você. É o caso do Pronatec Voluntário, direcionando ao acesso para o ensino técnico. Você sabe como ele funciona? Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre esta iniciativa e saiba como participar.

O que é o Pronatec voluntário?

O Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, ou Pronatec, é um programa que proporciona o fácil acesso a formações técnicas através dos cursos gratuitos Pronatec


Os cursos técnicos do Pronatec estão diretamente ligados com o mercado de trabalho e a sua demanda. O programa já beneficiou diversos estudantes e acontece devido a uma parceria com o Governo Federal e instituições privadas.

A iniciativa do Pronatec permite que as pessoas que preenchem os requisitos realizem cursos presenciais e à distância em instituições como o Senai, o Senac, e muitas outras!

A formação pode durar entre um ano e meio e dois anos, fazendo com que os estudantes possam ser inseridos mais rapidamente no mercado de trabalho.

Quem pode participar?

A inciativa do Pronatec visar beneficiar aquelas pessoas que não podem custear uma formação, a fim de melhorar o cenário profissional do país. E para atender de forma justa este público, o programa exige alguns critérios de participação para a inscrição nos cursos. Você sabe quais são? Confira abaixo:
  • Ter idade superior a 16 anos completos, idade mínima estabelecida;
  • Ser beneficiado por programas de transferência de renda, tais como o Bolsa Família;
  • Ser um Trabalhador desempregados;
  • Ser estudante ou concluinte do EJA (Ensino para Jovens e Adultos);
  • Ter concluído o ensino médio em rede pública de ensino;
  • Ter concluído o ensino médio em rede particular como bolsista integral.

Vale lembrar que algumas modalidades de inscrição podem ter requisito diferentes, por isso acesse a página oficial do Pronatec nos links abaixo ou informe-se se o programa já está ofertando vagas para a sua região:

Como se inscrever?

Para concorrer às vagas do programa é preciso estar de acordo com os critérios do mesmo e realizar corretamente a inscrição no site do programa.

O Prontaec tem período de inscrição e quando ele for inciado, você deve acessar o site e fornecer as informações sobre a sua localização para que o sistema possa achar as opções disponíveis para você.

Depois é só achar o curso ideal para você e concluir a sua inscrição fornecendo os dados que o site pedir. Confira as datas e se inscreva para o Pronatec!

Comentários

Postagens mais visitadas