Vale a pena colocar meu filho em uma escola militar?

Muitos pais se perguntam se vale a pena colocar seus filho em uma escola Militar. O ponto positivo das escolas militares é seu ensino de qualidade, e suas características rígida em relação a disciplina e uniformes. neste post, saiba como funcionam detalhadamente os Colégios Militares Brasileiros, para que você possa tirar suas próprias conclusões se vale a pena ou não colocar seus filhos em uma escola militar!




O que é o Colégio Militar?

Antes de mais nada, é de suma importância que você saiba o que é e como funciona o Colégio Militar. Os mesmos são instituições de ensino superior, onde sua forma de ensino e comportamento são bastante rígidas, requerendo bastante dos estudantes.

Normalmente, os alunos de Colégio Militares são constituídos por filhos de militares e estudantes que ingressaram na instituição através do processo seletivo, que é realizado todos os anos, com vagas abertas para a 6ª série do ensino fundamental e 1º do ensino médio.

Como funciona um Colégio Militar?

Assim como já mencionamos neste post, voltamos a dizer que a grande característica de um Colégio Militar é a sua educação de qualidade, se diferenciando dos demais colégios. Além disso, os Colégios Militares brasileiros são de extrema rigidez sendo tanto em relação a disciplina como também em questões de uniformes, onde os estudantes devem usar fardas padronizadas onde na maioria das vezes lembram as cores do exército.

Em relação a disciplina desses colégios, alunos que não possuem uma boa conduta não são aceitos por esses colégios. Um quesito importante de lembrar sobre isso, é que já houveram casos onde alunos chegaram com cabelos desarrumados forma expulsos da instituição. 

Cada aluno do Colégio Militar RJ possuem 10 pontos em sua conduta dentro da instituição. Conforme ele for perdendo esses pontos, o mesmo participará de uma comissão onde a escola terá que decidir a sua permanência da unidade;

Formas de ingressar no Colégio Militar

Existem apenas duas formas de colocar seu filho em um Colégio Militar de Fortaleza. Abaixo, confira todas elas:
  • 1ª: Sendo filho de militar;
  • 2ª: Realizando um vestibulinho, onde será avaliado o conhecimento do estudante conforme a sua série. 
Todas as Escolas Militares realizam apenas uma vez por ano essa prova de ingresso. A data para inscrição é divulgada no próprio site do Colégio Militar do Paraná desejado. Ou seja, para saber mais sobre acesse o site oficial da instituição de ensino!

Vale salientar que, esses vestibulinhos são feitos apenas para alunos que desejam ingressar na 6ª série do ensino fundamental ou no 1º ano do ensino médio!

Comentários

Postagens mais visitadas